Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Jardim de Alah e o Festival de Presépios 2011

Referência geográfica e conhecido como limite entre os bairros de Ipanema e Leblon, o Jardim de Alah é um conjunto de praças situadas à margem oriental do canal homônimo, que liga a Lagoa Rodrigo de Freitas ao Oceano Atlântico.

Canal do Jardim de Alah, o bairro do Leblon à esquerda, Ipanema à direita e o Corcovado ao fundo
(Foto: Dado DJ/Trilhos do Rio)

Construído em 1938, o Jardim teria sido inspirado no filme americano "The Garden of Allah", lançado em 1936. É formado por três praças, descritas abaixo:

Praça Almirante Saldanha da Gama, a mais próxima da praia.
(Foto: Dado DJ/Trilhos do Rio)

Com ampla área calçada, esta praça possui um acesso de pescadores ao canal, e um grandioso monumento em homenagem à vitória na Batalha do Riachuelo. É muito utilizada para passeios, exercícios ou simplesmente relaxar.

Monumento e Obelisco em homenagem à Batalha do Riachuelo
(Foto: Dado DJ/Trilhos do Rio)

Curiosamente esta praça é cortada pela Rua Prudente de Moraes, pois na época de construção do Jardim, ainda não existia a ponte que liga esta rua à Av.General San Martim, no Leblon. A "praça do meio", como é também conhecida, é muito freqüentada por cães e seus donos, tornando-se o "Parcão" do Jardim de Alah, outro apelido dado a praça. No local também ocorrem esporadicamente feiras de adoção de filhotes e outros eventos relativos a animais de estimação.

Faixa indicando um evento de adoção de animais de estimação
(Foto: Dado DJ/Trilhos do Rio)

Como todas as praças do Jardim, possui ampla área gramada, alguns monumentos, muitas árvores e deques que nas décadas de 1950 e 1960 eram utilizados para embarque e desembarque de passageiros em pequenas embarcações, pedalinhos e gôndolas, que os levavam a agradáveis passeios pela Lagoa Rodrigo de Freitas.


Área gramada, monumentos e sombras de árvores. Local ideal para passeios e diversão para cães e seus donos
(Foto: Dado DJ/Trilhos do Rio)

 Escultura "Mulher e felino"
(Foto: Dado DJ/Trilhos do Rio)

Escultura "Proteção"
(Foto: Dado DJ/Trilhos do Rio)

A Praça Grécia, juntamente com a Praça Paul Claudel que fica junta a esta, é a mais próxima da Lagoa Rodrigo de Freitas. É também a maior das praças do Jardim de Alah, tendo brinquedos infantis, ampla área gramada e sombreada, locais para prática de esportes, um chafariz e vários bancos com mesas para jogos de xadrez e damas. Também possui deques junto ao canal, e freqüentemente é palco de eventos, além de local para prática de Yoga, Tai-chi-chuan e exposições variadas.

Chafariz das Pedras
(Foto: Dado DJ/Trilhos do Rio)

 Arquitetura de inspiração francesa
(Foto:Dado DJ/Trilhos do Rio)

Busto do Marechal Eurico Gaspar Dutra 
(Foto: Dado DJ/Trilhos do Rio)

Existem muitas formas de acessar estas praças. Inúmeras linhas de ônibus oriundas do Centro, Zona Norte e Zona Oeste passam pelo local. Para quem utiliza veículo próprio, há muitas vagas disponíveis nos estacionamentos marginais ao canal. Mas a maneira mais charmosa e interessante é chegar a pé ou de bicicleta, através de uma ciclovia que liga as praias de Leblon e Ipanema à Lagoa Rodrigo de Freitas.
Ciclovia que liga a praia de Ipanema e Leblon à Lagoa Rodrigo de Freitas
(Foto: Dado DJ/Trilhos do Rio)

O complexo de praças passa atualmente por uma reforma de seu mobilário, além de ações de manutenção da vegetação e gradil. Está prevista a construção de uma estação de metrô para os eventos esportivos que ocorrerão na cidade dentro de alguns anos. Será mais uma maneira de se ter acesso a este interessante local de lazer e relaxamento, simples mas muito belo, encravado entre bairros dos mais chiques e elegantes da cidade.

E atenção: em 2011 o Jardim de Alah receberá pela terceira vez a maior exposição de presépios ao ar livre do mundo. A Vila do Papai Noel será aberta ao público entre os dias 2 e 27 de dezembro e contará com diversos trabalhos artesanais produzidos por diversos artistas, inclusive alunos do Instituto Benjamin Constant. Haverá shows para adultos todos os dias deste período à noite (exceto no dia 24) e durante o dia haverá várias atrações para crianças, como shows de mágica e fantoches.

A Equipe Turismobile esteve presente ao local e constatou que o local está ficando realmente muito bonito. Além da árvore da Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, apreciável a poucos metros do Jardim de Alah, vale a pena curtir mais esta atração Natalina na Praça Grécia.
A partir de sábado, dia 3 de dezembro.
Não percam !

3 comentários:

Barbara disse...

Enquanto estava lendo, eu pensei quantas vezes eu já passei por ali e não tinha sequer reparado, a nossa vida é tão corrida que não paramos para simplesmente admirar.
Mais uma vez muito obrigado não só pela aula de história, mas por me fazer valorizar a minha cidade.

Dado DJ (Trilhos do Rio) disse...

É verdade. E a cidade ainda tem muitas pérolas como este local, que por distração ou agitação urbana não percebemos ou não temos oportunidade de desfrutar.
Obrigado pela mensagem e volte sempre, Barbara !

Anônimo disse...

...Interessante!
Alias tal canal me aguçava quando criança.
Como a LAGOA em si. Alias, quando nasci: morava no bairro. E depois em outros ditos 'melhores'.
Estudei TURISMO até (onde cogitei em estudar em ser GUIA). Só que aqui em PORTO ALEGRE. Onde sou TURISTA só. O Estado aqui oferece coisas maras mesmo/principalmente o INTERIOR _ embora a rede hoteleira esteja maior na capital.

* E Estado com E maiúsculo.

Seguidores