Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Rio Comprido - da água à tradição

 O Rio Comprido é um bairro localizado na Zona Central da cidade com a subprefeitura da Grande Tijuca, possuindo localização privilegiada,
ligando-se com três Zonas: Central,
Norte e Sul; através do túnel Rebouças.

divulgação
 A origem do nome do bairro vem de um rio cujo nasce na Floresta da Tijuca e deságua na Baía de Guanabara.

Esse rio já foi utilizado para fins de lazer como nadar e até mesmo para a pesca. Hoje em dia, como a poluição o tomou não é mais possível persistir nessas práticas. Esse rio localiza-se na Avenida Paulo de Frontin.

 Uma propriedade muito importante que existiu no bairro, foi a casa do
bispo Frei Antônio do Desterro que foi transferida para o morro do Castelo. Outra parte de entretenimento era o "Campinho do Raul" localizado na parte Alta da Rua Santa Alexandrina, o campinho era conhecido  através das "Peladas da Velha Guarda" as "peladas" eram feitas na rua e logo quando a bola caia no canal (rio) o jogo era paralisado.

 Há relatos de que foi uma época maravilhosa, pois com a construção do
Elevado Paulo de Frontin e a abertura do Túnel Rebouças muitos moradores tradicionais mudaram - se do bairro, o que fez com que o índice de moradores sofresse uma queda.

Para os antigos moradores do bairro
toda terceira sexta - feira de dezembro na Taberna da Glória é feito um almoço para a reunião dessas pessoas, para que juntas possam lembrar da época tradicional.

Por Yara Rita - Estudante de Turismo




2 comentários:

Unknown disse...

Muito bom esse resgate do Rio antigo.A história sobrevive através de relatos passados de tempo em tempo. Assim se forma a cultura de um povo.

Unknown disse...

Adorei, muito bom relembrar a história, assim se faz a formação do povo.

Seguidores