Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de março de 2017

Centro Cultural Banco do Brasil


Poucos lugares reúnem tantas opções culturais e gratuitas,num espaço confortável como o CCBB. O prédio histórico situado na Avenida Primeiro de Março,  conta com atividades temporárias e permanente,  como o Museu do Banco do Brasil, frisando D. João VI, Barão de Mauá,  uma coleção de numismática e a transição econômica do Brasil entre os séculos XIX ao XX. Ir ao local é satisfação garantida.

A História

  • O CCBB Rio de Janeiro ocupa o histórico nº 66 da Rua Primeiro de Março, no centro da cidade, prédio de linhas neoclássicas que, no passado, esteve ligado às finanças e aos negócios. Sua pedra fundamental foi lançada em 1880, materializando projeto de Francisco Joaquim Bethencourt da Silva (1831-1912), arquiteto da Casa Imperial, fundador da Sociedade Propagadora das Belas-Artes e do Liceu de Artes e Ofícios.
  • Inaugurado como sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, em 1906, sua rotunda abrigava o pregão da Bolsa de Fundos Públicos. Na década de 1920 passou a pertencer ao Banco do Brasil, que o reformou para abertura de sua sede. Esta função tornou o edifício emblemático do mundo financeiro nacional e duraria até 1960, quando cedeu lugar à Agência Centro do Rio de Janeiro e depois à Agência Primeiro de Março.
  • No final da década de 1980, resgatando o valor simbólico e arquitetônico do prédio, o Banco do Brasil decidiu pela sua preservação ao transformá-lo em um centro cultural. O projeto de adaptação preservou o requinte das colunas, dos ornamentos, do mármore que sobe do foyer pelas escadarias e retrabalhou a cúpula sobre a rotunda.
  • Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o CCBB Rio de Janeiro transformou-se rapidamente em um dos centros culturais mais importantes do País. É a instituição cultural mais visitada do Brasil e a 20º no mundo, de acordo com o ranking publicado em abril de 2015 pelo The Art Newspaper (Inglaterra).
  • O prédio possui uma área construída de 19.243m².

Endereço e Funcionamento:

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

Rua Primeiro de Março, 66 - CentroCEP: 20010-000 / Rio de Janeiro (RJ)(21) 3808-2020

ccbbrio@bb.com.brFuncionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.
Entrada grátis  Algumas programações,  como cinema e teatro, deverão ser consultadas.


Nenhum comentário:

Seguidores