Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de maio de 2016

Museu da Vida RJ

Por diversas partes do Rio, principalmente da Avenida Brasil, é possível admirar a arquitetura Neomourisca do prédio central da Fundação Oswaldo Cruz, única edificação civil existente no Rio de Janeiro que preserva esse estilo. Sua construção iniciada em 1905, foi projetado pelo arquiteto português Luiz de Moraes Júnior.

A Fundação Oswaldo Cruz é referência em estudos e pesquisas ligadas à saúde, sendo a maior instituição de saúde pública do Brasil, vinculada ao Ministério da Saúde. Em 1999, surgiu o Museu da Vida - unidade que visa produzir e disseminar o conhecimento histórico da saúde e das ciências biomédicas, preservar e valorizar o patrimônio cultural da saúde, divulgar ciência e tecnologia, de forma a contribuir para o desenvolvimento científico, cultural e social.

As exposições, peças de teatro e atividades lúdicas e interativas que ocorrem buscam instigar o interesse do público pelos processos e avanços científicos e seus impactos no cotidiano. O museu pretende, sobretudo, ampliar o nível de participação da sociedade em questões ligadas à ciência, à saúde e à tecnologia.

O circuito de visitação inicia no Centro de Recepção, onde o visitante recebe informações, orientações e pode embarcar no Trenzinho da Ciência para conhecer os quatro espaços temáticos: Passado e Presente, Parque da Ciência, Ciência em Cena e Biodescoberta. Os espaços possuem exposições de longa duração, que abordam temas como biodiversidade, evolução, energia, arte e ciência, percepção sensorial, óptica e história da ciência.

O museu também vai ao público por meio de exposições itinerantes, montadas em diversos estados brasileiros, e do Ciência Móvel, um caminhão que leva exposições, jogos, módulos interativos, vídeos científicos, contadores de histórias e palestras para todo o Sudeste do país.

O endereço é Avenida Brasil, 4365 – Manguinhos / RJ

Funciona de terça a sexta de 9h às 16h30 e sábado de 10h às 16h.

A entrada é gratuita.

Viva a Saúde, Viva a Cultura!


Nenhum comentário:

Seguidores