Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de maio de 2016

Festa Alemã na Cidade Imperial

                                                        Festa Alemã na Cidade Imperial

Visitar Petrópolis é uma oportunidade de viajar pela história do Brasil, com todo seu charme Imperial e sua cultura alemã.  Anualmente entre o último final de semanal de Junho e início de julho (nesse ano será entre 26/06 a 05/07), ocorre a festa do colono alemã com suas danças folclóricas, bandas típicas, artesanato e cervejas, tudo combinado com o melhor da gastronomia germânica para todos os gostos.




Bauernfest
As primeiras festas eram pequenas quermesses realizadas no início do séc XX, no bairro Fazenda Inglesa, onde os primeiros colonos promoviam o retorno às origens com música, dança e os tradicionais pratos da culinária alemã.
Já em 1983, no clube 29 de Junho, que reúne descendentes da colônia, surgiu a ideia de transformar a festa em um evento onde todos teriam conhecimento da história e tradições dos alemães da cidade de Petrópolis. O local escolhido foi os arredores do Palácio de Cristal, onde está um cruzeiro que marca a chegada dos pioneiros.
A partir de 1990, já com o nome Bauernfest e o apoio da Prefeitura, o evento foi profissionalizado e cresceu, alcançando o formato atual da festa, sendo de grande importância para o calendário turístico e cultural da cidade e do estado.


A Festa do Colono Alemão é uma grande confraternização do povo petropolitano e seus visitantes em alguns dos mais importantes espaços públicos da cidade: o Palácio de Cristal e o Centro de Cultura Raul de Leoni, além da Casa de Educação Visconde de Mauá. Mais uma etapa importante na meta da Prefeitura de estimular a população a ocupar cada vez mais os espaços da cidade, transformando praças e ruas em áreas de convivência, lazer, troca, alegria e enriquecimento cultural. O evento é gratuito, sendo diversão e enriquecimento cultural para toda a família. Não perca!


Nenhum comentário:

Seguidores