Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Ilha de Paquetá

A aproximadamente 15 quilômetros de distância do centro da Cidade do Rio de Janeiro, encontra-se um local que nos remete a uma viagem no tempo, com muitas belezas, atrações e sossego.

Chegando a Ilha de Paquetá
Foto: Dado DJ/Trilhos do Rio


A Ilha de Paquetá foi descoberta ainda na segunda metade do século XVI pelo pesquisador francês André Thevet, isso antes mesmo da fundação da cidade do Rio de Janeiro.
A população local mantém a arquitetura de suas casas antigas, como se o local tivesse parado no tempo
Foto: Dado DJ/Trilhos do Rio


Além da tranqüilidade, das atrações e muitas belezas, o local tem uma história muito rica e curiosa. Paquetá já pertenceu à Freguesia de Magé, e a população desta freguesia precisava atravessar a Baía de Guanabara para alcançar as Capelas de São Roque (erigida na parte norte da ilha, na Fazenda de São Roque) e do Senhor Bom Jesus do Monte. Em determinada época, a Ilha foi desvinculada de Magé, o que desagradou aos habitantes de Magé e causou uma peculiar disputa interna: qual das capelas seria a Igreja Matriz da Ilha. Mais tarde Paquetá voltou a fazer parte de Magé e tudo voltou ao normal.

Capela de São Roque
Foto: Dado DJ/Trilhos do Rio


Com a vinda da Família Real, no século XVIII, um decreto desvinculou a Ilha, separando-a de Magé e tornando-a parte da Côrte, a cidade do Rio de Janeiro. União esta que dura até hoje, já que a Ilha de Paquetá é a XXI Região Adminstrativa da cidade.

 
Ilha de Brocoió, atual residência alternativa de verão do Governador do Estado
Foto: Dado DJ/Trilhos do Rio


O acesso a Ilha por barcas a partir do Rio de Janeiro, teve seu início em 1838. Atualmente este serviço faz a ligação entre Paquetá e Rio de Janeiro a partir da Praça Quinze de Novembro, outra interessante atração histórica, juntamente com seu entorno, que já foi tema aqui do blog.

 
Baobá, nomeado Maria Gorda: uma atração turística interessante
Foto: Dado DJ/Trilhos do Rio


A Ilha tem muitas particularidades: possui um raro exemplar de Baobá, árvore de origem africana, apelidada cainhosamente de Maria Gorda pela população. Tem centenas de anos, vários metros de circunferência e é inclusive tombado pelo patrimônio histórico.

 
Casa de José Bonifácio
Foto: Dado DJ/Trilhos do Rio

Paquetá foi residência de várias pessoas importantes e influentes no Brasil. José Bonifácio, o patriarca da independência teria residido na ilha por alguns anos. A sua residência pode ser apreciada externamente durante uma caminhada pelas ruas da Ilha.


Canhão de saudação a D.João VI
Foto: Dado DJ/Trilhos do Rio


O Príncipe Regente Dom JoãoVI freqüentava o local desde 1808. Ele chamava a Ilha apropriadamente de "Ilha dos Amores". Para saudar a chegada do Príncipe, depois Rei, foi instalado um canhão de saudação na Praia dos Tamoios. Hoje este canhão é mais uma das atrações históricas da Ilha.

 
Coreto em frente à Capela de São Roque
Foto: Dado DJ/Trilhos do Rio


Recanto das Pombas, local de banho ... para pássaros !
Foto: Dado DJ/Trilhos do Rio

Não existe veículos motorizados na Ilha, com exceção de veículos de serviço como ambulâncias e caminhões de coleta de lixo. Mais um motivo para uma agradável caminhada, um passeio de bicicleta ou quadriciclo, que podem ser alugados em vários locais. Além disso, há um ônibus, que na verdade é um carro de passageiros puxado por trator ou em estilo charrete, que percorre a ilha em duas direções, parando em pontos específicos para apreciação.

 

Busto a Pedro Bruno, importante pintor e artista.
Foto: Dado DJ/Trilhos do Rio


A Ilha de Paquetá reúne dezenas de atrações interessantes, e algumas exclusivas no mundo como o Cemitério de Pássaros. Tudo isso possível de ser visto em um pequeno território insulano, próxima ao burburinho da cidade, mas distante ao mesmo tempo do tumulto e movimentação frenética da cidade grande. A Ilha é um poço de tranqüilidade, com muita história, beleza e atrações a se conhecer, apreciar e se apaixonar. Talvez por isso mesmo tenha sido justamente apelidada como a "Ilha dos Amores".


Capela do Senhor Bom Jesus do Monte
Foto: Dado DJ/Trilhos do Rio

3 comentários:

Jaqueline dos Reis disse...

Espetáculo de post, encantadora a famosa "Ilha dos Amores".

Anônimo disse...

Simplesmente DIVINO!!!

Dado DJ (Trilhos do Rio) disse...

Obrigado pela visita e pelos comentários. Contamos com vocês sempre por aqui !
Em breve mais beleza e atrações aqui no Blog. Não percam !

Equipe Turismobile

Seguidores