Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de julho de 2011

Morro da Conceição: reduto de história e tranqüilidade

 Nas proximidades da Avenida Presidente Vargas e da região portuária, encontra - se o pitoresco e bucólico Morro da Conceição. Um local calmo, com muita história  e que tem como acesso principal a Rua Major Daemon.
 O morro até o século XVIII, possuía apenas uma ermida construída em 1634 em homenagem a Nossa Senhora da Conceição. A idéia partiu dos proprietários das terras e devotos, Miguel Carvalho e Maria Dantas.
 Os carmelitas construíram um convento cercado por uma horta e um poço, que acabaram por ser abandonados quando da sua expulsão do Brasil em 1700. No Convento da Conceição, foi construído uma edificação para servir de Palácio Episcopal. Mais tarde, foi erguida a Fortaleza que tinha como objetivo reforçar a defesa da cidade após a invasão dos corsários franceses. Concluída em 1718, era composta de um armazém de pólvora, do corpo da guarda e uma cisterna.
 Nessa época surge um plano de construção de um muro para defesa interna da cidade, que partiria do Morro da Conceição ao Morro do Castelo, mas o plano acabou por ficar apenas na fase inicial.
 Atualmente o Palácio Episcopal e a Fortaleza, estão ocupados pelo Exército, que promove visitas guiadas ao publico em geral e mantém ali o Serviço Geográfico e o Centro de Operações Cartográficas.    A Fortaleza tem como destaque a passagem de alguns envolvidos na Inconfidência mineira e o belo visual belezas da Baía de Guanabara.
 O morro mantém um clima de interior, e preserva em suas ruas os nomes mais curiosos, tais como: Rua da Escorrega: local em que se descia escorregando em tábuas de madeira;  Rua Jogo da Bola: conhecida pelo jogo praticado idêntico ao boliche; Ladeira João Homem: homenagem prestada ao Capitão João Homem Pereira, que morava na região e ficava em sua janela de touca e camisola; Pedra do Sal: local em que os escravos desembarcavam o sal que vinham da África e os estivadores promoviam os primeiros sambas da cidade, tendo como referência João da Baiana; e  Largo de São Francisco da Prainha: o local que leva o nome da Igreja do século XVIII, atualmente é conhecido pelas rodas de samba e encontro do tradicional bloco de carnaval Escravos da Mauá.
 Ir ao Morro da Conceição, é uma excelente oportunidade para quem deseja fugir do ritmo frenético da cidade, em apenas alguns minutos.

Fábio Torres
Vista da Pedra do Sal.


Fábio Torres
Pedra do Sal


Fábio Torres
Igreja São Francisco da Prainha. Do século XVIII


Fábio Torres
Homengem ao sambista


Internet
Entrada da antiga Fortaleza



Fábio Torres
Guarita da antiga Fortaleza



Fábio Torres
Rua Major Daemon

2 comentários:

Monique disse...

olaaa professor o morro da conceição tb vale muito apena ir e uma bela vista parabens pelo blog beijos

Anônimo disse...

Um ótimo passeio, principalmente se for feito no dia de roda de samba. Parabéns por mais essa matéria.

Seguidores