Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Baía de Guanabara: Palco de batalhas e inspiração.

  A expedição portuguesa enviada em 1501, sob comando de Gaspar de Lemos, chegou ao “acidente geográfico” em 1 de Janeiro de 1502 e batizou o local de Baía de Rio de Janeiro, pois considerava o local a foz de um rio. A Baía de Guanabara, possui uma área de 412 quilômetros quadrados, sendo a segunda maior do litoral brasileiro, depois da de Todos os Santos, na Bahia. 
  Centenas de ilhas, rochedos, arquipélagos, enseadas e saliências, formam a sua paisagem, dentre as principais, estão: Paquetá, Ilha do Governador, Niterói e Magé. Algumas ilhas, estão na memória da cidade, como por exemplo, a Ilha Fiscal, local do último baile do Império que ocorreu em 9 de Novembro de 1889, outras como a das Cobras, serviram de pontos estratégicos de defesa do território contra as invasões de piratas estrangeiros que aqui chegavam em busca das riquezas, motivo de inúmeras batalhas entre portugueses e franceses. 
  Foi uma via facilitadora no escoamento do ouro e café, pois servia como caminho natural, para atingir a área Serrana Fluminense, integrando os estados de Minas Gerais e São Paulo, através dos rios que nela desaguam. As terras ao redor da baía, cobertas por densa vegetação da Mata Atlântica, eram pertencentes aos índios Tamoios, que chamavam de Niterói (água escondida) seu primeiro trecho e de Guanabara (seio do mar) o segundo.
  As belezas da Guanabara, estão retratadas em prosas, versos, pinturas e livros, pelos historiadores, artistas e viajantes. Existem inúmeras maneiras de desfrutar do seu encanto, desde uma simples travessia Rio – Niterói a um passeio de saveiro e escuna. Faça a sua escolha, e boas fotos!       

Alguns atrativos da Baía de Guanabara



Fábio Torres
A Baía inspira os praticantes de atividades esportivas



Fábio Torres
Vista da Baía de Guanabara

                                                                                            

                                                                                       
Fábio Torres
Ao fundo o Aeroporto Santos Dumont
  



Fábio Torres
Entrada da Baía de Guanabara




Fábio Torres
Morro Cara de Cão



Fonte: Google
Museu de Arte Contemporânea


Google
Vista de Niterói


Fonte: Google
Ilha Fiscal


 

Fonte: Google
Ponte Rio - Niterói




Fábio Torres 
 Ilha de Villegagnon - Escola Naval       


 
                                               
Fábio Torres
Píer da Praia de Mauá - Local da primeira ferrovia brasileira

 
Fábio Torres
Paquetá











Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns por mais essa aula!

Seguidores