Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de maio de 2014

10 de Maio - Dia do Guia de Turismo.


 O guia de turismo nada mais é do que um anjo de guarda dos seus passageiros e o  relações públicas de um local turístico. É o profissional que busca especializar - se em seus segmentos de atuação, devendo prezar pela ética, cidadania, espírito de grupo, tomada de decisão, liderança, criatividade, controle emocional, simpatia, sociabilidade, entre outras habilidades e competências, focando sempre o bom serviço para o turista.
 A  profissão do guia é uma das mais antigas existentes no mundo, e surgiu na Grécia A.C, claro que os guias daquela época eram muito diferentes dos atuais, que em vez de acompanhar pessoas em passeios, guiavam exércitos em território inimigo, orientando os soldados em terreno desconhecido, serviando de intérprete, arranjavando acomodações, alimentos, meios de transporte, entre outras atribuições. Com o tempo, a profissão passou a ser motivada pelo lazer, assumindo pouco a pouco as características que conhecemos.
 Para exercer a profissão, o guia deve estar cadastrado no Cadastur - Ministério do Turismo, nos termos da Lei nº 8.623, de 28 de janeiro de 1993, para exercer as atividades de acompanhamento, orientação e transmissão de informações a pessoas ou grupos, em visitas, excursões urbanas, municipais, estaduais, interestaduais, internacionais ou especializadas.

 Parabéns a todos os guias, por transformarem sonhos em realidade!




                                               Mirante do Trono de Fátima em Petrópolis
                                                              Guia Fábio Torres                                                                    














2 comentários:

Monique disse...

Nossa que legal ah historia hem..... parabens ahhh todos os guias de turismo como eu com essa profissão tao linda que eh ser guia de turismo

Priscila Rodrigues disse...

É um grande sonho que somente agora aos 34 anos de idade e com a ajuda do meu irmao/pai, estou conseguindo concretizar. Ainda falta muito, mais o caminho vai ser belíssimo!!

Seguidores