Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Parque da Catacumba

 Ao lado da Lagoa Rodrigo de Freitas, é  possível conhecer um recanto com muito verde e uma vista fantástica. O local chamado Parque da Catacumba, tem esse nome por conta de uma lenda em que os índios enterravam os mortos em sua encosta, antes da chegada dos portugueses ao Brasil.
 No início do século XX, o atual Parque Municipal já era conhecido como Chácara da Catacumba, e pertencia à Baronesa da Lagoa Rodrigo de Freitas, que teria deixado em testamento suas terras para seus ex-escravos, que passaram a ocupá-lo após sua morte. Os primeiros casebres surgiram nas décadas de 30 e 40, com a chegada dos migrantes nordestinos. Com o crescimento da favela da Catacumba, a mata local foi sendo gradativamente derrubada para dar lugar às casas e barracos.
 Em 1964, Carlos Lacerda iniciou um processo de desmanche das favelas, removendo seus habitantes para “Conjuntos habitacionais”, como Vila Kennedy e Cidade de Deus.  Em 1970, na gestão de Negrão Lima, a favela foi removida e batizada de “Parque Carlos Lacerda”. A partir de 1988, um programa de reflorestamento foi iniciado tendo como objetivo inicial a contenção de encostas.
 A técnica para reflorestar a área, utilizava principalmente, mudas de árvores pioneiras (são as primeiras que se instalam em uma região) que são mais rústicas e de crescimento rápido. Posteriormente, a partir de 1999, seguiu-se a fase de enriquecimento com o plantio de espécies secundárias e clímax.
 O Parque também conta com um espaço para esportes radicais, uma flora diversificada, com plantas exóticas provenientes da Ásia, e uma fauna composta por espécies da avifauna, dos répteis, dos anfíbios e dos mamíferos, adaptadas às áreas urbanas e aos ambientes alterados (favor, não alimentar os animais silvestres).
  Visite o local e "saia" um pouco da Cidade!

                                   
Vista para a Lagoa, tendo ao fundo a Pedra da Gávea.
Fábio Torres


Vista de um dos mirantes, tendo ao fundo a Praia de Ipanema.
Fábio Torres

Vista para o Parque da Tijuca e Corcovado
Fábio Torres

 

2 comentários:

Patricia Pellison disse...

Adorei as fotos!!!

Dado DJ disse...

Uhuuu !
Muito show !
Valeu, Fabio !

Seguidores