Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de março de 2015

Campo de Santana


Em uma das partes mais movimentadas do Centro da Cidade do Rio de Janeiro, encontra-se um local que reúne calma, paz e belezas naturais únicas. Trata-se do Campo de Santana.

Campo de Santana
Foto Dado DJ / Trilhos do Rio



Este parque foi construído entre os anos de 1873 e 1880, no local onde muito antigamente ficava um grande descampado, limitado pela Rua da Vala (atual Rua Uruguaiana) de um lado e a encosta do atual Morro da Providência de outro. Esta área já foi designada por Campo da Cidade, Campo de São Domingos (quando foi construído um templo de uma irmandade, no final do século XVII), Campo da Aclamação (onde eram realizadas reuniões e eventos políticos, religiosos e populares. D.João VI e D.Pedro I foram aclamados lá) e finalmente Campo de Santana. Esta última denominação foi recebida no século XVIII, quando da construção da Igreja de Nossa Senhora de Sant'Anna, próxima ao local.




 
Campo de Santana, em 1862
Foto: Rafael Castro y Ordoñez (Biblioteca Nacional)



Ainda no século XIX, foram feitas tentativas de arborização na área. Mas a partir da iniciativa de D.Pedro II, que encomendou um projeto a um paisagista francês, o Campo de Santana passou a ter o modelo que é apreciado hoje.





Todas as fotos acima: Dado DJ / Trilhos do Rio

Atualmente, os trabalhadores e demais pessoas que passam pelo local, tem a oportunidade de vislumbrar figueiras centenárias, diversas árvores de espécies nativas, lagos e monumentos, além da fauna presente, como cotias, patos, marrecos e gansos (que costumam desfilar pelas alamedas do parque). Destaque também para um belo pavão, que ocasionalmente desfila sua bela plumagem aos olhos dos visitantes.


Cotias e um pavão ornamentam mais ainda o local
Foto: Dado DJ / Trilhos do Rio



Um dos vários lagos do parque
Foto: Dado DJ / Trilhos do Rio



 Cascata e Gruta do Campo de Santana, em séculos distintos
Fotos: Biblioteca Nacional e Dado DJ / Trilhos do Rio



 Portão datado de 1873
Foto: Dado DJ / Trilhos do Rio


Aproveitamos este espaço para desejarmos a todos os nosso visitantes e seguidores um excelente ano de 2012 ! Aguardem que teremos muitas novidades !
Contamos com vocês sempre por aqui.
Muito obrigado


Equipe Turismobile



Um comentário:

Priscila Rodrigues disse...

É uma pena que esta tomado por moradores de rua e usuarios de drogas. Um grande exemplo do descaso da prefeitura em relacao aos atrativos historicos da cidade.

Seguidores