A cidade de Mendes tem origem em um simples rancho para pouso de tropas, erguido às margens do “Caminho Novo do Tinguá”, num atalho que ligava a aldeia de Valença com a cidade do Rio de Janeiro. O pequeno aglomerado, de temperatura agradável e solo fértil, começou lentamente a se desenvolver graças à constante circulação de tropeiros.
A ocupação das terras teve início com a Fazenda Santa Cruz, de propriedade do Barão de Santa Cruz, transferida para a família Mendes. A fazenda cresceu e, por volta de 1850, passou a ser conhecida por Santa Cruz dos Mendes. A partir daí, desenvolveu-se na região o cultivo do café, provocando a vinda da ferrovia para a região.
A ocupação das terras teve início com a Fazenda Santa Cruz, de propriedade do Barão de Santa Cruz, transferida para a família Mendes. A fazenda cresceu e, por volta de 1850, passou a ser conhecida por Santa Cruz dos Mendes. A partir daí, desenvolveu-se na região o cultivo do café, provocando a vinda da ferrovia para a região.
No entanto, é com a inauguração da iluminação elétrica, em 1912, que o município demonstra um potencial para o desenvolvimento. Desta forma, a região vivenciou duas fases distintas de desenvolvimento: a primeira ligada ao cultivo do café, no século XIX, e a segunda, no século XX, com a implantação das indústrias.
O pequeno e aconchegante município de Mendes esta localizado na região centro sul do estado junto a Serra do Mar. É uma ótima opção para quem busca paz e tranqüilidade, em um local agradável com ar puríssimo, sendo o quarto melhor clima do mundo, cuja temperatura gira em torno dos 18 graus.
Estação Ferroviária
2 comentários:
Olá Fábio.
A cidade de Mendes tem acesso por trem ou o acesso é apenas rodoviário?
Gostaria de sugerir também que você postasse pequenos mapas com a localização das cidades em nosso Estado (RJ).
Grata,
Diana Bravo.
Olá, Ana !
Atualmente, a cidade de Mendes possui acesso ferroviário, mas apenas uma concessionária privada opera trens na região, mas cargueiros e não de passageiros. No passado, várias linhas circulavam pela região e tinham parada na cidade, como os trens que íam para São Paulo e Belo Horizonte, além do trem apelidado "Barrinha", que ligava as cidades de Japeri e Barra do Piraí. Infelizmente este trem sofreu um grave acidente em 1996 (disseram até que foi sabotagem), e seu funcionamento foi suspenso, juntamente com a privatização da linha no ano posterior. Até hoje moradores pedem a reativação da linha, e há uma composição reformada para este fim no pátio da estação Barão de Mauá (Leopoldina), mas ano passado o secretário de transportes descartou o retorno do "Barrinha".
Seria uma maneira muito interessante de subir a Serra do Mar, apreciando a paisagem da Baixada Fluminense e de parte do Vale do Paraíba. Vamos torcer, a possibilidade de retorno, apesar de remota, ainda existe.
Obrigado pela mensagem e pela sua sugestão, dos mapas nas postagens. Estamos preparando algo para breve, aguarde. Volte sempre e obrigado pela visita !
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