10 legados dos Jogos para o turismo no Brasil
A dez dias do início das Olimpíadas no Rio, os brasileiros vivem a
ansiedade e a euforia de ser a sede do evento multiesportivo que mais
reúne atletas do mundo. Diante de tantos investimentos e da oportunidade
de receber os Jogos, é importante observarmos o que ficará para nós
como legado para a indústria do turismo do megaevento que vai movimentar
o País. Os problemas? É correr atrás para resolver e entregar o melhor.
Internet
Visibilidade mundial – Com uma parcela do mundo
reunida no Rio, o Brasil estará sob os holofotes e terá uma atenção
maior, mesmo após o término das Olimpíadas. Por ser um evento de grande
porte, a promoção do País é gerada espontaneamente e com projeção
global, através dos turistas que nos visitaram (a expectativa é de 350 a
500 mil, segundo o Ministério do Turismo), das redes sociais, e das
diversas mídias nacionais e internacionais que irão notabilizar os
Jogos.
Fortalecimento cultural – Teremos um encontro ímpar
de culturas, etnias, línguas e costumes. Receber tantos representantes
de outras nações nos levará ao descobrimento de nossa própria cultura e à
autoafirmação da nossa nacionalidade. O pós-Rio 2016 ainda será um
momento significativo de destaque do potencial turístico do país e a
cultura brasileira tem grande peso nesse quesito.
Desenvolvimento do Turismo Esportivo –
Evidentemente, a maior herança do Jogos será o investimento de estrutura
e incentivo à prática de esportes. Como aprimoramentos da
infra-estrutura esportiva, foram revitalizados estádios e diversos
espaços para prática de esportes foram inaugurados pelo país (quadras,
piscinas, equipamentos etc.) com recursos do governo, da iniciativa
privada e dos comitês olímpicos internacionais, favorecendo o turismo
esportivo e a vinda de outros eventos no futuro.
Desenvolvimento do Turismo de Eventos – Impulsionado
pelo crescimento da rede hoteleira e uma infraestrutura para eventos
globais, principalmente, pela evidência em que o país estará no
exterior, o Turismo de Eventos tem potencial para ser multiplicado após
os Jogos. O investimento em áreas para esportes profissionais que
realizados para as Olimpíadas irá colaborar ainda mais para o
crescimento desse segmento.
Crescimento da rede hoteleira – Com concentração na
cidade do Rio de Janeiro, o desenvolvimento da hotelaria ficará de
herança após os jogos. Diversas redes de hotéis nacionais e
internacionais surgiram no Rio, expandindo a oferta hoteleira e mudando
a cara do cartão postal do Brasil.
Economia do Turismo – Naturalmente, receber tantos
visitantes no País durante as Olimpíadas fará girar a economia. Após os
Jogos, o setor estará mais estimulado e com novo fôlego, bastante
bem-vindo se levarmos em consideração o momento econômico do país. Em
Londres em 2012, segunda dados da VISA, o gasto médio dos visitantes foi
de US$ 1.830,00.
Serviços de mobilidade – Ser o país anfitrião das
Olimpíadas constituiu grandes responsabilidades, algumas com os serviços
oferecidos para o turismo e também à população em geral. Melhorias nos sistemas de transporte urbano, criação de novas linhas, aprimoramentos
em portos e aeroportos, planejamento de mobilidade e acesso foram alguns
dos ganhos que ficarão e que contribuem diretamente para o aporte
turístico no país.
Um novo Rio – Caminhando juntamente com as melhorias
no transporte está o aprimoramento de infraestrutura. Revitalização de
espaços públicos, criação de novos espaços como o Museu do Amanhã,
recuperação de áreas ecológicas, implantação de áreas de convivência e
espaços de cultura e lazer são melhorias que impactam o desenvolvimento
do turismo.
Capacitação de mão de obra – Com a movimentação
gerada pelos Jogos e o crescimento do aporte turístico no País,
aumentará a capacitação de mão de obra no setor, gerando empregos e
especializando os profissionais do setor. Especialmente destaco o
aprendizado na realização e planejamento de eventos, com todos os
aspectos ligados à transferência de conhecimento do COI para o Brasil.
Expansão do capacidade turística – Após observar os
ganhos adquiridos através da recepção dos jogos (e da Copa 2014), é
fácil perceber o aumento considerável da capacidade turística no país de
uma maneira geral. Reconhecer esses potenciais e preencher as lacunas a
partir de avaliações, administração de recursos e promoção será a
principal tarefa dos profissionais que atuam direta e indiretamente na
indústria de viagens do Brasil.
www.abeoc.org.br
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