Jornalista
Vida além do motor, formas alternativas de mobilidade, preservação do meio ambiente e mais qualidade de vida. Essas foram as principais bandeiras levantadas no último domingo pelas ruas do centro do Rio de Janeiro durante o evento “Um dia sem Carro”. Organizado pela Federação de Ciclismo do Estado, e contando com diversos movimentos participantes, dentre eles o Bike Urbana/Rj, a ação fez alusão ao “Dia Mundial sem Carro”, que é comemorado internacionalmente no dia 22 de setembro.
Centenas de participantes, dentre ciclistas, skatistas, patinadores e corredores, percorreram as ruas do centro e pontos turísticos da cidade com objetivo de demonstrar que é possível, sem o uso de carros e motos, se locomover pela área urbana com mais agilidade, sem gerar poluição, fomentando hábitos mais saudáveis e investindo numa forma sustentável de mobilidade.
O dia Mundial sem Carro , intervenção que surgiu na França em 1997 e acontece desde 2003 no Brasil, tem como foco criar a consciência que as formas alternativas de mobilidade são uma estratégia acessível para os deslocamentos diários. A campanha visa incentivar a população a usar menos seus automóveis, investindo, principalmente, no uso das bicicletas.
Responsável pelo movimento Bike Urbana RJ / Brasil, o professor Fábio Torres, destaca que o uso da bicicleta como meio de transporte é uma opção para harmonizar o trânsito, estabelecendo uma convivência mais pacífica entre todos os elementos que o compõem. “Com este evento buscamos atrair mais adeptos ao uso da bike como meio de transporte, tendo em vista todos os benefícios que ela traz não só para o trânsito, mas, para quem a utiliza. Queremos que esta ação inspire os outros 364 dias do ano. Bicicleta é liberdade e conquista”, disse.
Somente o Bike Urbana/Rj levou diversos ciclistas para o evento. O grupo elabora e participa de diversas intervenções com temática de importância sustentável, conscientização e cidadania, desde o inicio de 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário