Um local marcado em outrora pela grande quantidade de Teatros, atualmente é conhecido pelos seus inúmeros antiquários, pela gastronomia e boemia. No primeiro sábado de cada mês, ocorre a Feira do Rio Antigo, que expressa bem todas essas características, atraindo pessoas de todas as partes do mundo.
Sua localização que era um charco, fica entre as Ruas do Riachuelo e Vistonde do Rio Branco, e foi aberta em 1771, pelo Vice - Rei Marquês de Lavradio, onde residiu e promovia festas sociais, no prédio de número 84. A rua foi um dos pontos mais nobres do Rio no Império, até a primeira metade do século passado, sendo abertos 6 teatros neste período. Ilustres moradores, estiveram na região, tendo como principais: Duque de Caxias, Marquês de Olinda, Marquês de Cantagallo, a artista Jesuína Montani e o ator João Caetano.
Também ali se encontra o tradicional jornal Tribuna da Imprensa, do qual o seu antigo proprietário, o jornalista Carlos Lacerda, na década de cinquenta, sustentou uma campanha política contra o segundo governo de Getúlio Vargas. O Palácio Maçônico do século XIX sob autoria de Gradjean de Montigny e a Escola Municipal Celestino da Silva, onde funcionava o Teatro Apollo, um dos mais conceituados da cidade, podem ser admirados pelos interessados.
Muitas casas de espetáculo e teatros que ficavam na Rua do Lavradio não existem mais, porém suas fachadas foram preservadas. A localidade está revitalizada, contando com diversas casas noturnas, sendo sinônimo de entretenimento ao som de uma boa música e muita história.
Fábio Torres
Trecho da rua que não circula carro
Fábio Torres
Rio Scenarium
Fábio Torres
Palácio Maçônico
Um comentário:
Que aula! Não fazia idéia. Mais um excelente post.
A feira do Rio Antigo é realmente um ótimo programa.
Parabéns!!!
Postar um comentário