A Zona Portuária do Rio encontra – se em um processo de revitalização, com diversas construções sendo restauradas e outras erguidas, criando um novo panorama à região.
O local que hoje é visto pelo seu grande potencial turístico, desenvolveu – se em prol da movimentação dos navios e da ferrovia. Muitas mercadorias oriundas de São Paulo e Minas Gerais que chegavam ao RJ por trem, tinham como destino outros pontos do Brasil e Europa. Pela necessidade de uma logística eficiente, criou - se em 1880 um ramal ferroviário para escoamento de carga, saindo da Estação Central do Brasil (antiga Estrada de Ferro Dom Pedro II) em direção ao atracadouro, onde hoje estão os aramazéns do Porto.
O ramal que teve um novo traçado em 1899, foi de apenas 1 km e cruzava a Rua da América, passando sob o Morro da Favela, atual Morro da Providência. Entre a Central do Brasil e o Cais havia a estação da Marítima e mais adiante um pátio que funcionava como depósito de cargas. No início dos anos 2000 o ramal foi desativado e parte da estação foi ocupada pela Vila Olímpica da Gamboa, enquanto que no local dos antigos armazéns, surgiu a Cidade do Samba.
Observando os inúmeros vestígios existentes é possível imaginar e reviver os tempos em que o trem apitando de longe, pedia passagem pela Avenida Rodrigues Alves.
Fábio Torres
Interior da estação
Interior da estação
Fábio Torres
Ruínas da Estação
Fábio Torres
Parte da Estação
Internet
Túnel que ligava a Estrada de Ferro Central do Brasil aos armazéns da Marítima
Fábio Torres
O túnel e o antigo leito
Fábio Torres
Interior da Estação
Fábio Torres
Interior da Estação
Fábio Torres
Ao fundo, o prédio da Cidade do Samba
Fábio Torres
A Cidade do Samba foi construída, onde ficavam os armazéns do Ramal.
Fábio Torres
Vestígios
Fábio Torres
Placa na antiga Estação
Fábio Torres
AVila Olímpica da Gamboa, foi construída em uma parte da Marítima
Fábio Torres
Vila Olímpica e parte da antiga Estação
Fábio Torres
EFCB - Estrada de Ferro Central do Brasil
2 comentários:
Conhece esta travessia?
Mônica
Clique no link
http://www.clubedosaventureiros.com/guia-de-trilhas/listagem/74-parque-estadual-cunhambebe-rj/959-travessia-angra-x-lidice
Muito legal, Mônica. Realmente a Costa Verde, proporciona um visual diferenciado em suas ferrovias.
Postar um comentário