Situado na Esplanada do Castelo onde existia a Fortaleza de Santiago (1603), o Museu Histórico Nacional foi criado em 1922, no Governo de Epitácio Pessoa, como parte de comemoração do centenário da Independência do Brasil.
O conjunto arquitetônico colonial com traços do ecletismo, é formado por construções de diferentes épocas e estilos: a Casa do Trem (1762), o Arsenal Real do Exército (1822) e o anexo (1835), sendo essa parte militar transferida no início do século XX, para o bairro do Caju. O Calabouço (1693) que hoje denomina uma área próxima ao Aeroporto Santos Dumont, chegou a ter Tiradentes como preso. Do lado externo é possível ver a muralha e os canhões da antiga Fortaleza que ficava à beira – mar defendendo o Morro do Castelo.
O Museu Histórico conta com uma exposição permanente, outras temporárias e diversos eventos. Seu acervo é bem variado, tendo como destaque, a maior coleção de cédulas e moedas da América Latina, a maior coleção de canhões do Brasil Colonial, o Museu da Farmácia, uma interessante coleção de transportes antigos e o famoso quadro de Vítor Meireles, que retrata a Batalha Naval do Riachuelo.
O MHN é um ótimo programa para quem deseja conhecer um pouco mais a história do Brasil.
Fábio Torres
Antiga Fortaleza Santiago
Fábio Torres
Antiga Fortaleza Santiago
Fábio Torres
Lateral do Museu
Fábio Torres
Lateral do MHN
Fábio Torres
Entrada principal do MHN
Fábio Torres
Muralha e canhões da antiga Fortaleza Santiago
Fábio Torres
Detalhe do estilo colonial
Fábio Torres
Estilo colonial
Fábio Torres
Arsenal de Guerra do Rio, no Caju.
Nenhum comentário:
Postar um comentário