Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Ladeira da Misericórdia - Um pedaço do nosso urbanismo

 
 A cidade do Rio de Janeiro foi fundada em 1565, no bairro da Urca, porém sua história urbanística, começou a ser escrita em 1567, no antigo Morro do Castelo - Centro RJ. Por questões estratégicas e de segurança, o então Governador Estácio de Sá, transferiu cerca de 120 portugueses para o morro, de onde se tinha uma vista privilegiada da Baía de Guanabara.
  O local era bastante íngreme, e nele surgiu o Colégio dos Jesuítas e foi levantada uma muralha para defesa do núcleo urbano. Na sua base foi criada a primeira rua da cidade, chamada de Direita (atual Primeiro de Março), que ligava os Morros do Castelo e São Bento. O acesso ao morro era feito apenas por uma subida, que nos dias de chuva ficava em péssimo estado. O problema só foi resolvido em 1617, após a construção da Ladeira da Misericórdia, a mais antiga do Rio, com o seu calçamento pé de moleque, cujo processo de colocação consistia na ação de três homens juntos, deixando cair um tronco pesado sobre as pedras junto ao solo.
  A Ladeira era famosa pela alegria dos seus moradores, e pelo grande número de videntes, a ponto de Machado de Assis, também conhecido como o "bruxo do Cosme Velho" ser freqüentador da região e dizer que ali estavam as melhores videntes da cidade.
  O Morro do Castelo veio abaixo em 1922, restando apenas um pedaço dessa ladeira como testemunho do Rio Antigo.


Sopé da Ladeira

Placa

Calçamento pé de moleque

Vista do alto da ladeira.

Vista do alto da ladeira.

Igreja Nossa Senhora de Bonsucesso. Do séc. XVI.
 

Imagem da Ladeira. 
Fonte: Era uma vez o Morro do castelo


                       
A destruição foi feita com jatos d´água.
Foto de Augusto Malta.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Mendes

A cidade de Mendes tem origem em um simples rancho para pouso de tropas, erguido às margens do “Caminho Novo do Tinguá”, num atalho que ligava a aldeia de Valença com a cidade do Rio de Janeiro. O pequeno aglomerado, de temperatura agradável e solo fértil, começou lentamente a se desenvolver graças à constante circulação de tropeiros.
A ocupação das terras teve início com a Fazenda Santa Cruz, de propriedade do Barão de Santa Cruz, transferida para a família Mendes. A fazenda cresceu e, por volta de 1850, passou a ser conhecida por Santa Cruz dos Mendes. A partir daí, desenvolveu-se na região o cultivo do café, provocando a vinda da ferrovia para a região.   
No entanto, é com a inauguração da iluminação elétrica, em 1912, que o município demonstra um potencial para o desenvolvimento. Desta forma, a região vivenciou duas fases distintas de desenvolvimento: a primeira ligada ao cultivo do café, no século XIX, e a segunda, no século XX, com a implantação das indústrias.
O pequeno e aconchegante município de Mendes esta localizado na região centro sul do estado junto a Serra do Mar. É uma ótima opção para quem busca paz e tranqüilidade, em um local agradável com ar puríssimo, sendo o quarto melhor clima do mundo, cuja temperatura gira em torno dos 18 graus.  
                                              

Estação Ferroviária

                                  Fábio Torres
                                     A Estação inaugurada em 1911, encontra - se desativada.



 
                                                                                         Fábio Torres



                                    
                                          Fábio Torres
                                                                          O prédio foi construído em pinho de riga.                                                                                      



                                                      Fábio Torres
Atualmente o leito é utilizado por uma concessionária, para transporte de cargas.




                                                                                                                                                                  Fábio Torres

Seguidores